O presidente dos Estados Unidosplataforma pagando no cadastro fortune tiger, Donald Trump, ordenou nesta semana o desenvolvimento do mais ousado escudo antimísseis da história do país, projetado para destruir mísseis hipersônicos e impedir a aniquilação nuclear.
Trump o apelidou de "Domo de Ferro americano" —uma referência ao renomado sistema de defesa antiaérea de Israel. Mas os planos para o sistema americano, que incluem a instalação de bases com armas a laser no espaço, estão muito mais próximos de um projeto proposto por Ronald Reagan em 1983, no auge da Guerra Fria, chamado de Guerra nas Estrelas.
Foguetes disparados do sul do Líbano são interceptados pelo sistema 039;Domo de Ferro039; de Israel
-
Jalaa Marey - 4.ago.24/AFP
Caso vá em frente, a versão trumpista do Guerra nas Estrelas custaria centenas de bilhões de dólares. Também enfrentaria desafios tecnológicos imensos.
Além disso, especialistas alertam que a iniciativa poderia levar a China e a Rússia a tomarem medidas que anulariam os efeitos do "Domo de Ferro americano". Essa possibilidade foi um dos motivos pelos quais a ONG americana Boletim dos Cientistas Atômicos moveu o seu Relógio do Juízo Final para um segundo mais perto da 0h na semana passada.
Qual é o plano de Trump para o sistema antimísseis?
O decreto que o presidente dos EUA assinou em 27 de janeiro dá ao seu secretário de Defesa, Pete Hegseth, um prazo de 60 dias para elaborar um plano para defender os EUA de ataques de mísseis balísticos, hipersônicos e de cruzeiro avançados.
jogos do tigre
O texto delineia um sistema amplo e extraordinariamente caro com esse fim. A tecnologia em que ele se baseia é muito mais avançada do que a israelense. Jogue Agora Jogo Online | Jogue Os Melhores Jogos Online
O Domo de Ferro do Oriente Médio defende áreas relativamente pequenas de mísseis de curto alcance que voam a baixa altitude e não são nucleares. A iniciativa americana, por sua vez, tem como objetivo interceptar mísseis balísticos intercontinentais, que viajam 100 vezes mais longe e 7 vezes mais rápido. Isso sem falar que o território dos EUA é quase 450 vezes maior que o de Israel.
O decreto ainda exige instalar interceptores no espaço sideral. Eles consistiriam em uma rede de satélites, alguns dos quais equipados com armas a laser, protegida por uma segunda linha de interceptores de menor altitude, para o caso de as armas falharem. Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Encontre os Melhores Jogos Online Gratuitos em ZA9BET. Comece a Jogar Agora! Games para Passar o Tempo. +1.000 Jogos Online.
O documento assinado por Trump também requere equipamentos capazes de "derrotar ataques de mísseis antes de seu lançamento" —em outras palavras, um sistema que destrói não só a flecha, como também o arqueiro.
Analistas dizem que um escudo antimísseis à prova de tudo, baseado no espaço, é praticamente impossível. fortune tiger
Como funcionaria o escudo?
Detectar, interceptar e destruir mísseis nucleares balísticos quando eles estão na sua chamada fase de propulsão —o período de 3 a 5 minutos que antecede o momento em que eles entram em órbita— exigiria feixes de laser que atingissem alvos localizados a centenas de quilômetros deles. Não existe nenhuma tecnologia que faça isso atualmente.
Isso se deve em parte a um fenômeno chamado aquecimento térmico, que leva a energia de um laser a aquecer a atmosfera ao seu redor e, com isso, reduzir a potência de seu feixe. As perdas causadas por esse fenômeno são pequenas no espaço, onde praticamente não há gases, mas se tornam muito maiores quando o feixe atinge a atmosfera terrestre.
Os satélites que disparam os lasers ainda dependeriam de uma fonte de energia a ser definida, talvez reatores nucleares em miniatura ou um sistema avançado de painéis solares. "Isso não é impossível, mas exigiria um grande esforço de pesquisa e investimento que não poderia ser concluído a curto prazo", afirma Fabian Hoffmann, especialista em mísseis do Projeto Nuclear de Oslo.
Quanto ele poderia custar?
Trump precisaria convencer o Congresso americano a bancar os custos do projeto.
Um relatório de 2012 da Academia Nacional de Ciências declarava que "mesmo um sistema de defesa simples e com capacidade limitada" baseado no espaço exigiria 650 satélites, o que custaria, no totalplataforma pagando no cadastro fortune tiger, US$ 300 bilhões (R$ 1,8 trilhões).
|